VAI UM POLÍTICO, FICA UM MITO DE INQUESTIONÁVEL EXPRESSÃO


O neto do ex-governador Miguel Arraes que por duas vez governou Pernambuco era mesmo uma liderança política ascendente. Pretendia ir bem mais longe que o avô e resgatar a liderança política de seu estado, perdida desde a Confederação do Equador, em 1824, que reuniu também Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. A província acabou perdendo grande parte de seu território (a antiga comarca do Rio São Francisco) para a província da Bahia.

Vários líderes da rebelião, como frei Caneca, foram enforcados ou fuzilados, enquanto outros, como Cipriano Barata, acabaram presos. Abolicionistas e republicanos, ambos, porém, são reverenciados até hoje pelo povo pernambucano.

Deram origem a uma linhagem de políticos “exaltados”, marca registrada da esquerda pernambucana desde os liberais da Revolução Praieira. Mesmo não tendo caráter essencialmente socialista, esse grupo político era claramente influenciado por socialistas utópicos do século 19, como Pierre–Joseph Proudhon, Robert Owen e Charles Fourier.


É o segundo político pernambucano dessa estirpe que perde a vida num desastre de avião. O primeiro foi Marcos Freire, ministro da Reforma Agrária do governo Sarney, que faleceu em 8 de setembro de 1987, num desastre no Pará. Ele viajara para tratar de assuntos do ministério e, poucos minutos após a decolagem, o jatinho que o conduzia explodiu no ar.


Eduardo campos era considerado um hábil articulador e foi excelente administrador do Estado de Pernambuco, deixando o governo com elevados índices de aprovação popular. Era simpático, bem-humorado, gostava de contar histórias e fazer imitações, que às vezes beiravam a perfeição, como nos casos do ex-presidente Lula e do vice-presidente de seu partido Roberto Amaral.

Economista, Eduardo Campos modernizou o Estado de Pernambuco, cuja produção industrial hoje chega a 2-% do PIB. Ex-ministro da Ciência e Tecnologia do governo Lula, rompeu com presidente Dilma Rousseff, sem entretanto atacar o ex-aliado petista. Na sua última entrevista, foi duro com a adversária, que concorre à reeleição: "O governo Dilma vai entregar o país pior do que recebeu".
(fonte: diversas)






Comentários

ULTRAPASSOU 2000 VISITAS:

SERENDIPITY.

AH! SE EU SOUBESSE SOBRE O PLANO ESPIRITUAL...

O DESABAFO DO MINISTRO JOAQUIM BARBOSA - SUPERIOR TRIBUNAL FEDERAL (STF)

REIS E RAINHAS DA PLEBE COM MAIS SÚDITOS QUE A RAINHA DA INGLATERRA.

STARTUP - ENTENDA O CONCEITO.

DIAGNÓSTICO DA QUESTÃO RACIAL NO BRASIL.

SPORT RECIFE versus BOCA JUNIOR DA ARGENTINA

AVALIAÇÕES E INDICADORES - INSTRUMENTOS ESSENCIAIS PARA O NEGÓCIO.

ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS SÓ AUMENTA