DOR NAS PERNAS É QUEIXA BASTANTE COMUM

Dores nas pernas é qualquer tipo de dor ou desconforto na perna, a partir da articulação do quadril até o calcanhar. Suas pernas são feitas de articulações, músculos, tendões, ligamentos, nervos e vasos sanguíneos estão sujeitos a infecções, lesões ou outras condições que podem causar dor na perna.

Dor na perna pode durar por poucas horas ou ser constante, e afetar a perna inteira ou apenas uma área em particular. A dor pode ser do tipo agulhada ou formigamento. A sensação de dor muitas vezes descrita como alfinetadas e agulhadas, formigamento, ou sensação de ardência são chamados parestesias. Dor na perna pode ser simplesmente irritante e desconfortável, ou tão debilitante que você não pode colocar peso sobre a perna ou pé.

Dor na perna pode surgir de uma variedade de condições que variam de trauma acidental a condições nervosas. Na ausência de trauma ou outros sintomas, dor nas pernas é comumente causada por um espasmo muscular, também chamado de "caimbra". Em alguns casos, dor na perna pode ter origem em outra parte do corpo como às costas. Se você estiver experimentando outros sintomas, juntamente com a dor na perna, não se esqueça de dizer ao seu médico. Esta informação irá ajudá-lo a determinar um diagnóstico.

Dor nas pernas também pode ser um sintoma de trombose venosa profunda (coágulo de sangue na perna), que é uma condição grave e com risco de morte. O coágulo de sangue na perna pode se soltar e causar uma embolia pulmonar no pulmão, um ataque cardíaco, ou mesmo acidente vascular cerebral. Procure atendimento de emergência médica imediata se você estiver experimentando dor nas pernas após exercício leve ou esforço, ou se você estiver sentindo dor, inchaço, vermelhidão e calor na panturrilha.

Dor na perna que se origina na região lombar e desce as nádegas, acompanhadas de perda de controle da bexiga ou do intestino, é um sinal de um nervo comprimido. Esta condição grave deve ser avaliado o mais rapidamente possível por um especialista.

Sintomas

Outros sintomas podem ocorrer com dor na perna dependendo de doenças subjacentes ou distúrbio. Se você tem uma febre, sua dor nas pernas é provavelmente devido a infecção ou inflamação. Dor na perna devido à artrite pode ocorrer com a rigidez e alcance reduzido de movimento. Você também pode experimentar dor no tornozelo ou no quadril.

Em alguns casos, dor nas pernas podem ocorrer com outros sintomas que podem indicar uma doença grave. Entre eles estão: perna fria e pálida, dificuldade em respirar, febre alta, incapacidade de caminhar ou colocar peso sobre a perna, dor após caminhada ou esforço leve, pele pálida ou azulada (cianose), fraqueza progressiva e dormência na perna, com perda de controle da bexiga ou do intestino, estrias vermelhas, pernas vermelhas, quente e inchada, feridas em seus pés e dedos dos pés que não cicatrizam adequadamente.

Causas

As doenças infecciosas, problemas de circulação sanguínea e condições neurológicas podem afetar a perna. No entanto, na maioria dos casos a dor na perna é devido ao uso excessivo, lesão, desgaste causado pela idade, músculos, ossos, articulações, tendões e ligamentos da perna, incluindo o quadril, joelho e tornozelo. Normalmente, estas condições não são graves, e você pode em grande parte prevenir e tratar problemas de uso excessivo e ferimentos com medidas de autocuidado e mudanças de estilo de vida.

Tratamento

Se você tem dor nas pernas, alguns cuidados caseiros podem ser muito eficientes no tratamento, entre eles: descansar as pernas o máximo possível, quando deitar ou sentar procure elevar a perna, aplicar gelo durante até 15 minutos. Faça isso 4 vezes por dia, com mais frequência nos primeiros dias, delicadamente estique os músculos e se tiver cãibras faça uma massagem, tome um analgésico quando for necessário.

Para dores nas pernas causadas por varizes, eleve a perna e use bandagens elásticas ou use uma bengala para não forçar a perna quando for caminhar.

Para dor na perna causada por distúrbios nervosos: controle o diabetes, suspenda o uso de álcool e tabaco e use sapatos confortáveis.


Relaxamento

Fala-se muito sobre os efeitos do estresse sobre a saúde e está comprovado que ele exerce efeitos reais sobre o corpo. Mas você sabia que o relaxamento também influencia a saúde? E não é apenas por “evitar os estragos do estresse”. Os efeitos do relaxamento também são reais e podem ajudar muito quem tem diabetes.

Fazer uma parada diária para relaxar não só acaba com o estresse como pode diminuir os níveis de A1C (hemoglobina glicada) em 0,5%. E isso sem medicamentos e sem gastos – você só precisa inspirar profundamente para reduzir em 17% a 35% as complicações relacionadas ao diabetes, como doença cardíaca, falência dos rins, lesão dos nervos e problemas de visão.

Técnicas diárias para redução do estresse, entre elas relaxamento muscular progressivo, inspiração profunda e projeção de imagens mentais positivas forneceram estes benefícios à saúde às pessoas com diabetes do tipo 2, segundo um estudo da Universidade Duke, nos Estados Unidos.
 

Comentários

  1. Muito bom!! Aqui, o nosso caso é artrose. terrível, sabemos que não tem cura, mas tratamento e o fazemos diariamente!!
    Parabéns pelo blog!!! grande beijo!! Andréa(REC)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ULTRAPASSOU 2000 VISITAS:

AH! SE EU SOUBESSE SOBRE O PLANO ESPIRITUAL...

COMA OVOS. MUITOS!

EM ABRIL, ABREM-SE MUITAS PERSPECTIVAS!

PSY GANGNAM STYLE

LANÇAMENTOS CINEMATOGRÁFICOS - NÃO FIQUE NA DÚVIDA!

CONVERSANDO COM NIETZSCHE...

SANTOS INCORRUPTOS.

SERENDIPITY.

REIS E RAINHAS DA PLEBE COM MAIS SÚDITOS QUE A RAINHA DA INGLATERRA.