MEMÓRIA SELETIVA - O TEMPO NÃO PÁRA.


Com mais atenção, tornei a assistir o filme sobre a biografia do "CAZUZA - O tempo não pára", no que muito me levou a pensar para a construção deste texto. Sabe-se que as crianças têm a mente muito mais aberta e receptiva do que a dos adultos, como um processo de retenção de lembranças que é muito mais intenso nelas do que em qualquer outra pessoa na fase adulta, embora o mecanismo seja o mesmo. Deve-se, então, tomar muito cuidado com os estímulos que ofertamos aos nossos infantes, pois esses estímulos definirão as memórias que constituirão a psique do adulto no futuro. Esse cuidado também se aplica na reação de um adulto às ações das crianças, pois diante delas vão ser definidos quais fatos serão retidos nas lembranças e como serão acessadas rapidamente essas informações.

Há estudos segundos os quais cerca de 35% dos estudantes se mostram depressivos por não saberem trabalhar a memória e conversar adequadamente com os seus próprios pensamentos. Essas pessoas não conseguem ajudar a si próprias, porque não conhecem seus inimigos internos, os seus medos e suas fraquezas. Elas se mostram incapazes de retirar, a partir de um dado momento de caos, as oportunidades para o crescimento ou o sucesso pessoal e profissional. Mostram-se, portanto, previamente derrotadas, se não ocorrer uma reviravolta que as retire desses limbos intelectuais.

Para livrarem-se desse perigo, só há uma atitude pessoal a tomar: construir o pensamento positivo, algo que produza a confiança no sucesso, nisso, além dela própria, muitos amigos podem ajudar. Pessoas em estágios de muita fragilidade sofrem do “coitadismo”, apresentando-se dó de si mesma e sempre se programando ser infeliz com o seu pessimismo, pois, conscientes ou não, gerenciam arquivos doentios da sua memória. Pode-se pensar sobre nossas memórias como se fossem papéis de fotos: quanto maior a exposição, mais nítida e duradoura será a imagem. A intensidade da exposição, no caso, são as emoções associadas aos fatos retidos.

Por perspectiva, a memória seletiva pode ser denominada de “Memória de Uso Contínuo”. Com ela, as pessoas acessam dados usados continuamente, algo em torno de 1% a 2%, pois não frequentamos todos os conhecimentos da mente periférica. Quando isso acontece abrem-se janelas que muito explicam sobre nossas reações diante de momentos específicos. Por isso, um comportamento ou um jogo de janelas pode ser construído em questão de segundos. Nesse contexto, uma pessoa nunca poderá afirmar se deixará de agir com agressividade diante de uma situação de confronto, mas poderá e deverá, contudo, meditar sobre o que está aflorando sobre a sua memória periférica e gerenciar os seus próprios pensamentos.

Se as emoções representam o motor para a abertura e o fechamento da memória seletiva em um dado momento, podemos entender que algumas pessoas utilizam esse processo de forma excessiva, gerando o que a psicologia chama de “síndrome do pensamento acelerado”. O que consiste no excesso de atividade no plano do pensamento. Isso é muito ruim, pois o estresse intenso bloqueia ainda mais a memória dificultando a capacidade de pensar de forma criativa ou construtiva. É quase uma bomba que atinge à qualidade de vida.

Relaxemos, então, pensando na humanidade e não como grupos ou como seitas que agem intensamente para afirmarem-se. Apenas, apaixonemo-nos pela humanidade. Em que pese sermos pequenos, e somos, podemos transformar os pequenos em grandes pela simples paciência em educar.

-->

Comentários

ULTRAPASSOU 2000 VISITAS:

AH! SE EU SOUBESSE SOBRE O PLANO ESPIRITUAL...

COMA OVOS. MUITOS!

EM ABRIL, ABREM-SE MUITAS PERSPECTIVAS!

PSY GANGNAM STYLE

LANÇAMENTOS CINEMATOGRÁFICOS - NÃO FIQUE NA DÚVIDA!

CONVERSANDO COM NIETZSCHE...

SANTOS INCORRUPTOS.

REIS E RAINHAS DA PLEBE COM MAIS SÚDITOS QUE A RAINHA DA INGLATERRA.

OSCAR SCHMIDT: VISITA MÉDIUNS NA LUTA CONTRA O CÂNCER CEREBRAL