BURNOUT – VOCÊ SABE O QUE É ISSO?



Síndrome de Burnout é um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional.”

Algo pressupõe que a dedicação exagerada à atividade profissional é uma característica marcante de burnout, mas não a única. O desejo de ser o melhor e sempre demonstrar alto grau de desempenho é outra fase importante da síndrome: o portador de burnout mede a auto-estima pela capacidade de realização e sucesso profissional. O que tem início com satisfação e prazer, termina quando esse desempenho não é reconhecido. Nesse estágio, necessidade de se afirmar, o desejo de realização profissional se transforma em obstinação e compulsão.

Essa obstinação e compulsão, não necessariamente, passa por doze estágios conhecidos:
  • Necessidade de se afirmar;
  • Dedicação intensificada - com predominância da necessidade de fazer tudo sozinho;
  • Descaso com as necessidades pessoais - comer, dormir, sair com os amigos começam a perder o sentido;
  • Recalque de conflitos - o portador percebe que algo não vai bem, mas não enfrenta o problema. É quando ocorrem as manifestações físicas;
  • Reinterpretação dos valores - isolamento, fuga dos conflitos. O que antes tinha valor sofre desvalorização: lazer, casa, amigos, e a única medida da auto-estima é o trabalho;
  • Negação de problemas - nessa fase os outros são completamente desvalorizados e tidos como incapazes. Os contatos sociais são repelidos, cinismo e agressão são os sinais mais evidentes;
  • Recolhimento;
  • Mudanças evidentes de comportamento;
  • Despersonalização;
  • Vazio interior;
  • Depressão - marcas de indiferença, desesperança, exaustão. A vida perde o sentido;
  • E, finalmente, a síndrome do esgotamento profissional propriamente dita, que corresponde ao colapso físico e mental. Esse estágio é considerado de emergência e a ajuda médica e psicológica uma urgência.
Os sintomas são variados: fortes dores de cabeça, tonturas, tremores, muita falta de ar, oscilações de humor, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, problemas digestivos. O burnout, assim, está numa escala crescente em ambientes profissionais, isso por que se desenvolve como resultado de um período de esforço excessivo no trabalho com intervalos muito pequenos para recuperação.

Os estudantes são também propensos ao burnout nos anos finais da escolarização básica e no ensino superior ou mesmo após uma jornada intensa de estudo quando a meta é aprovação em concursos ou seleções, muitas vezes continuadas e intensas para aquele cargo desejado pelo candidato, com privação do lazer, de atividades lúdicas, ou de outro equivalente de fruição hedônica – quando se tem o prazer e a felicidade como algo supremo e pouco desfrutado ao longo do período -. Talvez isto seja melhor compreendido como uma forma de depressão.

Profissionais da área médica consideram a manifestação do burnout como uma reação à tensão emocional crônica gerada a partir do contato direto, excessivo e desgastante ou estressante com o trabalho, essa doença faz com que a pessoa perca a maior parte do interesse em sua relação com o trabalho, de forma que as coisas deixam de ter importância e qualquer esforço pessoal passa a parecer inútil.

Entre os fatores aparentemente associados ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout está a pouca autonomia que o profissional detenha no desempenho profissional, problemas de relacionamento com as chefias, problemas de relacionamento com colegas ou clientes, conflito entre trabalho e família, sentimento de desqualificação e falta de cooperação da equipe.


-->

Comentários

ULTRAPASSOU 2000 VISITAS:

MICHAEL JACKSON - A OBRA "MAN IN THE MIRROR" CONTINUA ATUAL EM 2020

CICLOS NA VIDA TERRESTRE.

COMO FUNCIONA VOOS DE AUTORIDADES PELA FAB

BOLETIM INFORMATIVO: BASE DE CONHECIMENTO DA CGU (referência março/2022)

NEYMAR JR. - UMA EMPRESA FAMILIAR, MAS NADA SE CONFUNDE COM O ATLETA.

O SENTIDO DA LUZ PESSOAL.

SUA SAÚDE SEMPRE SEGURA

QUASE 11 MIL PROCESSOS CONTRA SERVIDORES EM 2019