POLÍTICAS SOCIAIS - COMECEMOS A ENTENDER, PARA ACOMPANHAR A GESTÃO.

Façamos uma reflexão sobre as organizações políticas, tentando estabelecer um posicionamento de urgência com a questão social, agora e após as eleições de 2013, principalmente em seus aspectos de gestão. Nesta reflexão, acredito fundamental considerar os efeitos econômicos das políticas sociais sobre o produto nacional e renda das famílias.

Inicialmente devemos considerar que as sociedades constroem ao longo de suas histórias uma série de mecanismos estatais que se destinam a diversos propósitos. Isso se dá a partir da força do movimento social e das organizações políticas. Convém dizer que esses mecanismos ganham contorno de uma política social quando se destinam a proteger e promover seus membros, em que pesem não existir um padrão consensual de conjunto de políticas preestabelecido para se determinar o que seja uma política social.

Para consensuarmos o que seja esse conjunto de políticas social é importante que o gestor conheça que opções foram escolhidas para elas, por que foram selecionadas e quais caminhos forão trilhados no seu desenvolvimento, além da percepção de quais consequências imediatas e qual legado será deixado para o futuro. Tudo isso é, sem dúvida, uma agenda central para a gestão pública, bem como para pesquisa acadêmica aplicada e o seu devido controle.

Podemos entender, assim, que ainda na elaboração da política ocorra uma preocupada análise objetiva, pois interessa ter um conceito organizador sobre o que chamamos no Brasil de política social; precisa não apenas dar a conhecer sobre outras políticas, mas também sobre a interrelação entre elas e com o que se deseja criar;  entender sobre o aparato estatal disponível e como o respectivo aparato é organizado e gerido, principalmente este; ter muito nítido quais serão os beneficiários e os tipos de benefícios que serão distribuídos; qual o volume de recursos dispendidos para desenvolvê-la e depois como aplicá-lo; quais os avanços se pretende atingir, considerando os limites e obstáculos, dentre outros pequenos detalhes.

Por fim, é importante compreendermos o circuito econômico desencandeado pela política social e seu consequente gasto público, principalmente nos aspectos voltados à promoção do crescimento econômico e das melhorias da distribuição de renda e das capacidades. De todo modo, desejo com esta abordagem levá-los a uma reflexão sobre as pessoas que pretendemos eleger e que irão decidir, técnica e politicamente, sobre questões tão importantes para a sociedade.

Comentários

ULTRAPASSOU 2000 VISITAS:

AH! SE EU SOUBESSE SOBRE O PLANO ESPIRITUAL...

COMA OVOS. MUITOS!

EM ABRIL, ABREM-SE MUITAS PERSPECTIVAS!

PSY GANGNAM STYLE

LANÇAMENTOS CINEMATOGRÁFICOS - NÃO FIQUE NA DÚVIDA!

CONVERSANDO COM NIETZSCHE...

SANTOS INCORRUPTOS.

SERENDIPITY.

REIS E RAINHAS DA PLEBE COM MAIS SÚDITOS QUE A RAINHA DA INGLATERRA.